1º Aniversário do COMVERS será comemorado em Flores da Cunha



O Comitato Veneto do Rio Grande do Sul, entidade representativa do nosso Estado, junto ao Governo do Vêneto/Itália, está comemorando o seu 1º aniversário e vai realizar no dia 19 de julho, a sua reunião em Flores da Cunha. O encontro terá como palco a Escola de Gastronomia/UCS/ICIF. Os integrantes do Comitato poderão ainda visitar a Feira de Inverno da cidade. O almoço será realizado no Festival da Polenta, Formaio e Vin. A Reunião assinalará a passagem do 1º aniversário de fundação do COMVERS e contará ainda com a presença de diversos Prefeitos. O Círcolo Vicentino de Flores da Cunha é a entidade que participa do Comitato, juntamente com mais de três dezenas de outras Instituições das mais diversas cidades do Rio Grande do Sul, entre eles: Porto Alegre; Antonio Prado; Aratiba; Arvorezinha; Bento Gonçalves; Carazinho; Carlos Barbosa; Caxias do Sul; Erechim; Farroupilha; Flores da Cunha; Garibaldi; Ibiaçá; Jacutinga; Marau; Monte Belo do Sul; Nova Pádua; Passo Fundo; São Gotardo/Caxias do Sul; Santa Maria; São Marcos; São Valentim do Sul; Santa Tereza; Vila Flores e outras. O COMVERS é o 12º Comitato Veneto no exterior reconhecidos pela Regione del Veneto. Foi o último formado e reconhecido no mundo. Esses 12 Comitatos têm a finalidade de reunir as associações e circulos vênetos nas suas respectivas regiões. Isso serve para unificar a política da Regione Vêneto com a realidade atual dos vênetos residentes no exterior e oportunizar aos mesmos projetos culturais e econômicos locais de seus interesses, os quais serão financiados pelo Governo Vêneto. Todo e qualquer projeto da Região do Vêneto, tudo que se refira ao uso de verbas vênetas, deverá passar obrigatoriamente pelo COMVERS para a sua aprovação. O COMVERS tem até o momento 32 entidades vênetas filiadas no RS e a entidade permanece aberta para filiação de toda e qualquer associação ou círcolo vêneto, desde que respeitem as normas e os critérios devidamente aprovados e estabelecidos para a sua admissão. Foi fundado no dia 30.07.2007 na cidade de Bento Gonçalves. onde tem sede oficial e a sede executiva atualmente está em Erechim, local de residência do presidente.
A sua diretoria está assim formada:

Presidente: Luiz Carlos B. Piazzetta – Associação Trevisani nel Mondo – Erechim;
Vice-presidente: Tarcisio Vasco Michellon - Associação Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves;
Tesoureiro: Ademir Peretti - Circolo Vicentini nel Mondo – Erechim;
Secretária: Nair Panizzon Baroni – Associação Vêneta de Nova Pádua.

CONSELHO DELIBERATIVO

1- Elio Luiz Zanette - Associazione Trevisani nel Mondo – Porto Alegre;2- Ademir Gugel - Circolo Veneto di Bento Gonçalves;3- Floriano Molon – Circolo Vicentini di Flores da Cunha.
Suplentes1- Elcio Rigon - Circolo da Assoc.Cultural Ítalo-Brasileiro de Vila Flores;2- Ferdinando Moresco - Società Italiana de Bento Gonçalves;3- Gertrudes Reolon Castilhos - Associação Bellunesi nel Mondo – Erechim.
CONSELHO FISCAL1- Amarildo Orso - Associação Trevisani nel Mondo de Bento Gonçalves;2- Jorge Molon – Associação Trevisani nel Mondo de São Marcos;3- Nei Zanette - Associação Trevisani nel Mondo São Gotardo de Caxias do Sul.

Suplentes1- Felix Slaviero - Coral Nova Trento de Flores da Cunha;2- Patrícia Madalozzo - Associazone della Gioventù Veneta di Erechim;3- César Augusto Prezzi - APHAT – Associação de Proteção ao Patrimônio Histórico de Santa Tereza.

DEPARTAMENTOS

Departamento de Gemellaggio e projetos culturais: Romeu Martinazzo,da Associação Veneta de Garibaldi;
Departamento das Associações Vênetas: Valdemar Perini da AVERGS de Caxias do Sul;
Departamento Bellunesi: Celito Cristofoli – Associação Bellunesi nel Mondo-POA;
Departamento Vicentini: Maristela Siviero - Passo Fundo;
Departamento Trevisani: Alfredo Petrolli – Grupo Folclórico Trevisani de Faria Lemos;
Departamento ANEA: Denise Moschetta, de Carlos Barbosa;
Departamento de Cidades históricas e Patrimonio Cultural;4ª Colônia e Antonio Prado - Santa Tereza:- Caminhos de Pedra: Pedro Baggiotto do Circolo Vicentini de Santa Maria; Fernando Roveda - Circulo Cultural Ítalo-Brasileiro de Antônio Prado(CIBRAP);
Departamento de Difusão do Teatro, Música e Línguas, Vilmar Dariz – Associação Cultural Garibaldi de Carazinho, Moacir Dal Castel – Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul;
Departamento de Grupos Jovens e Associações Trivenetas – Noeli Bolesina de Santa Tereza;
Departamento de Ações de Difusão para as associações a serem regularizadas e incorporadas - Fausto Perottoni – Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro de Farroupilha.

Maiores informações: http://comitatovenetors.blogspot.com/

Fonte: COMVERS
Foto: Ente Vicentini nel Mondo de Flores da Cunha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representantes de cidades gaúchas e da Itália prestigiam inauguração do Monumento Leão Alado de São Marcos

COMVERS lamenta morte do empresário Rodolpho Elia Dall'Onder