2° Sagra Trevisana di Faria Lemos - Bento Gonçalves RS

Foto Histórica marca presenças importantes na 2ª Saga Trevisana de Faria Lemos que teve como apresentador o Presidente da ATM – Faria Lemos Valério Simonetti. Prefeito de Bento Gonçalves Roberto Lunelli e esposa, o consultor do Comvers César Augusto Prezzi, o Presidente da Fenavinho João Strapasson, o anfitrião Rinaldo Dal Pizzol, o casal Elio e Leila Zanette da ATM Porto Alegre, o escritor Darcy Loss Luzzatto e esposa Elisa, Padre Alberto Tremea que celebrou a missa em Talian, , o empresário Moisés Michelon, a secretária de turismo de bento gonçalves Ivane Fávero e esposo Romulo de Freitas, as imperatrizes da Fenavinho 2011, O escritor e maestro Geraldo Farina e esposa, o Maestro italiano Dirceu Andreolli da Fanfara de Faria Lemos. Também marcaram presença na belissima festa o presidente da Atm Cotiporã Nilso Titton e o Presidente da Atm Carlos Barbosa, Claudio Chies.

Valerio Simonetti e Bruna Cristofoli lideraram o evento


Missa


Cantina Histórica






Prefeito Lunelli e esposa pisando uva




Batendo feijão: Vanildo Enderle e Pedro Buffon

No último domingo, dia 03 de abril aconteceu a 2° Sagra Trevisana di Faria Lemos, em Faria Lemos distrito de Bento Gonçalves.

O Evento tem por objetivo resgatar, valorizar e manter as tradições dos imigrantes italianos que se fixaram na região, sendo a maioria de origem Trevisana. Neste ano, uma das principais metas era iniciar por meio da Sagra um movimento de integração dentro das Comunidades do Distrito, e neste sentido a Sagra foi muito proveitosa, contando com a participação de famílias de diferentes Comunidades apresentando os seus saberes e fazeres.

Mais do que um momento de integração e descontração, foi uma oportunidade de vivere come questi anni, os visitantes tiveram a oportunidade de viver a Sagra, participando das atividades que eram o dia-a-dia dos imigrantes.

Foi de grande destaque o trabalho multidisciplinar realizado pela Escola Estadual Ângelo Chiamolera com pessoas da Comunidade que foram convidadas a ensinar as crianças como era feita a dressa e os cestos de vime antigamente. Para o decorrer deste ano estão planejadas oficinas para iniciar o ensino do dialeto vêneto para as crianças.

Alguns dos ‘saberes e fazeres’ apresentados durante o dia: pão cozido no forno à lenha, vitelo al menarosto, confecção de cestos de vime, artesanato em palha de trigo – dressa, elaboração de melado de cana e açúcar mascavo, bater feijão com o maguape, jogos populares – roleta e a pesca e a pisa das uvas à moda antiga na réplica da cantina histórica. Além do gostoso almoço típico.

A 2° Sagra Trevisana di Faria Lemos é uma promoção do Distrito de Faria Lemos, da Associação Caminhos de Faria Lemos, da Associação Trevisani nel Mondo de Faria Lemos, com apoio da Rota Cantinas Históricas e da Prefeitura Municipal e Secretaria de Turismo.

Acompanhe a Sagra no Blog http://sagratrevisana.blogspot.com

COMVERS - Comitato Veneto do Estado do Rio Grande do Sul




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representantes de cidades gaúchas e da Itália prestigiam inauguração do Monumento Leão Alado de São Marcos

COMVERS elege nova diretoria 2017-2019