Representantes de cidades gaúchas e da Itália prestigiam inauguração do Monumento Leão Alado de São Marcos

A solenidade de inauguração do monumento Leão Alado de São Marcos, inicialmente prevista para ocorrer no largo da Casa da Cultura, no centro de Sobradinho, devido à chuva, foi realizada na Igreja Matriz dos Navegantes, neste domingo (10), logo após a missa das 18 horas. O evento contou com a presença de representantes de Antônio Prado, Flores da Cunha, Ilópolis e Santa Tereza, que também foram beneficiados com a doação do Leão Alado. Além disso, comitivas de vários outros municípios gaúchos que possuem intercâmbio com a Itália, como Passo Fundo, São Marcos, Nova Pádua e Caxias do Sul, também estiveram em Sobradinho, onde foi sediada durante a tarde a Assembleia do Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul.

O ato oficial contou com a presença ainda de vários representantes da Itália. Entre eles, o ministro do Turismo e do Comércio da Região do Vêneto, Marino Finozzi, responsável pela doação dos cinco Leões, por meio do Comitato Vêneto. Tendo a frente o prefeito Luiz Affonso Trevisan, também participaram das atividades, Maxcemira Trevisan, presidente da Câmara Municipal; Secretários Municipais; o ex-prefeito de Sobradinho Miguel Vieira; Stefano di Vitorio, representando o Cônsul Geral da Itália; Ivano Faoro, prefeito de Arsié/Província de Belluno; Alvírio Tonet, presidente do Comitato Veneto do Rio Grande do Sul; Cesar Prezzi, Consultor do Vêneto no Rio Grande do Sul, Ferruccio Zecchin e Ruggero Boschi, consultores do Ente Vicentini nel Mondo; a presidente do Conselho de Comunidade de Cornedo Vicentino, Paola Maria Bertocchi, e Mario Augusto Lazzari, presidente de Honra da ACISO.

A programação teve início pela manhã com apresentação do Grupo GEMP, de Criciumal, apresentando danças étnicas, o espetáculo 'Um Brasil para todas as cores", na Praça Três de Dezembro, e encerrou com um jantar/show no Sobradinho Piscina Clube, com a cantora italiana Mafalda Minnozzi. Agora, o Leão Alado de São Marcos, se sobressai em frente à Casa da Cultura, com sua frente voltada para Veneza, onde está a escultura original.

Projeto Leoni nelle Piazze

O projeto intitulado "Leoni nelle piazze" (Leões nas praças), elaborado pelo COMVERS (Comitato das Associações Vênetas do Rio Grande do Sul), foi pensado para prestar uma homenagem aos descendentes Vênetos no Rio Grande do Sul e valorizar as comunidades italianas e vênetas, bem como as cidades gêmeas (que tem Gemellaggiocom cidades italianas). Cinco municípios históricos do Rio Grande do Sul receberam uma estátua do Leão Alado, são eles: Antônio Prado, Ilópolis, Santa Teresa, Sobradinho e Flores da Cunha.

A estátua é uma obra do escultor Enrico Pasquale e foi esculpida praticamente nas mesmas dimensões do leão da Praça de São Marcos, em Veneza. A história de "Il Leone di San Marco" remonta a um passado remoto, pois é um símbolo muito antigo, com testemunhos arqueológicos sobretudo na Ásia Menor, principalmente dos Assírios. É uma marca de uma civilização, dos povos vênetos e de um território. Símbolo de paz, convivência civil e de tradições cristãs. Universalmente conhecido, une de maneira transversal, pois pertence desde os primórdios da civilização, muito acima de qualquer ideologia ou manifestação política. Também os vênetos antigos possuem uma documentada iconografia de leões alados, representados em estátuas , escudos e cinturões, antes mesmo do século V antes de Cristo.

Entretanto, com a tradição Cristã, é que o Leão Alado passa a ser identificado com "Marcos, o Evangelista", tornando-se o Leão de São Marcos. Com Santo Irineo, no século II, foram atribudos os símbolos aos quatro evangelistas: a águia a São João, o boi a São Lucas e o anjo a São Mateus. Narra a tradição que o evangelista Marcos, partindo de Aquileia e naufragando na laguna Vêneta, tivesse recebido uma profecia de um anjo com semblante de Leão "Pax tibi Marce, evangelista meus. Hic requiescet corpus tuum": Paz a ti Marcos, meu evangelista. Aqui repousará o teu corpo. A profecia realizou-se no ano de 828 quando o corpo foi transportado de Alexandria, tomada pelos islâmicos, para Veneza. A representação de São Marcos em forma de leão alado possui um precioso significado na iconografia cristã. Simboliza a força da palavra do evangelista, as suas asas representam a elevação espiritual e a auréola é o símbolo cristão da santidade. São Marcos transformou-se em protetor e símbolo da Republica Vêneta que delegava poder ao Doge, seu substituto. A identificação entre o Estado Vêneto e São Marcos foi fortalecida nos séculos seguintes com a difusão dos símbolos nas portas das cidades, nas praças, nos atos de Estado, nas moedas, nas frotas e no exército. Este processo iniciou mais fortemente no século XIII, difundido amplamente no Renascimento até a queda da República em 1797. Continua a ser utilizado espontaneamente como o principal símbolo de Veneza e dos vênetos.

Reportagem Publicada no site:
http://www.portaldosvales.com.br/pagina/representantes-de-cidades-gauchas-e-da-italia-prestigiam-inauguracao-do-monumento-leao-alado-de-sao-marcos
























































































Fotos do site Potal dos Vales, Nilson Maronis Arrial, Elio Zanette.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMVERS lamenta morte do empresário Rodolpho Elia Dall'Onder