UM FINAL DE ANO DE MUITAS COMITIVAS


O Rio Grande do Sul receberá a visita de delegações italianas da Região do Vêneto, empresariais e institucionais, nas próximas semanas. As informações e organização local são do Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul (COMVERS), com apoio da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves e da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).

O primeiro grupo chegou nesta semana, uma delegação do município de Auronzo di Cadore, na Província de Belluno e cidade irmã de Ilópolis. Representando o município, Giovanni Rigato já esteve em Bento durante a edição da Fenavinho de 2005, que contou com a vinda e apresentação da banda municipal, o 'Corpo Musicale de Auronzo'. Na cidade italiana ficam o símbolo dos Alpes e dos dolomities, uma montanha com três cumes denominada 'Tre Cime di Lavaredo' (a região dos Dolomities foi tombada recentemente pela Unesco como Patrimônio da Humanidade e é caracterizada pela excelência no turismo e artesanato). Os demais grupos chegam no dia 18 de novembro, permanecendo por alguns dias no município, e uma outra comitiva chega em dezembro.

A Amesne, entidade que representa 32 municípios da Serra Gaúcha, ressalta a importância dos intercâmbios de formação. Nos últimos dez anos mais de 300 jovens participaram de cursos pagos pela Região do Vêneto, em acordos que facilitaram numerosas trocas econômicas, especialmente aquisição de tecnologia. Na Serra Gaúcha foram firmados mais de 25 'Gemellaggios' – tratados de cidades-irmãs italianas, uma parceria que está rendendo muitos frutos, como a formação profissional e trocas de experiências. Na avaliação da Amesne, com a aproximação da realização dos grandes eventos ligados ao turismo que irão ocorrer no Brasil, a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016, podem ser estabelecidas novas colaborações institucionais e econômicas, com importantes resultados para ambos os estados irmãos, entre o Vêneto e o Rio Grande do Sul.

Na agenda, constam visitas às vinícolas, roteiros turísticos e reuniões com o trade turístico e representantes de prefeituras da região, associações e empresas. No dia 21 de novembro acontecerá o jantar vêneto, no Spa do Vinho, para 170 convidados, oferecido pela governo do Vêneto. Antes o Ministro do Turismo do Vêneto, Marino Finozzi, fará uma apresentação sobre o turismo na região, com foco no turismo acessível. Neste dia, haverá a apresentação de um grupo musical do Alto Piano di Asiago, Valincanta.

Agenda de visitas:
- Vinda da delegação do Secretário do Turismo e Comércio Exterior da Região do  Vêneto, Marino Finozzi, acompanhado da equipe do "Veneto Promozione". A delegação institucional é formada por Marino Finozzi ( Assessore al Turismo e al  Commercio Estero della Regione del Veneto); Max Siron (Capo di Gabinetto dell’Assessore Finozzi); Claudio de Donatis (Dirigente della Direzione Promozione Turistica Integrata della Regione del Veneto). Participarão ainda Fabrizio Alvisi (Centro Estero Veneto - Direzione operativa, Area promozione/marketing); Annalisa Bruscoli (Centro Estero Veneto - Responsabile del Servizio America Latina/Nord America/ Agroalimentare/Turismo) e Katy Mandurino (Giornalista de “Il Sole 24 Ore Nordest”).

- Delegação do Presidente da província de Treviso, Leonardo Muraro, acompanhado de empresários do setor de alimentos e dos prefeitos de Arsie, Ivano Faoro e  Gianluigi Forcolin, prefeito de Fonzaso, que irá assinar o 'gemellaggio' com Ibirama. É a primeira vez que um presidente da Provincia de Treviso visita o estado.

- Delegação da Sociedade de informática e energia para  Gestão de território BIM – Piave, liderada pelo presidente Piccoli e Balzan terá  encontros com setores de obras e engenharia de Bento e Caxias do Sul, posteriormente irá assinar um protocolo com o consórcio de municípios Ciga da região de Lages - SC

- Em dezembro a vinda da delegação de Oscar De Bona, atual presidente da Associação Bellunesi nel Mondo e também presidente da Feira de Longarone, Expodolomities, Fiera del Gelatto, Arredamonti – móveis, feiras que ocorrem na província de Belluno. De Bona irá realizar contatos para coparticipação em feiras, especialmente no setor de tecnologias para o meio ambiente.

A programação será intensa e ocorrerá, além de Bento Gonçalves, nos seguintes municípios: Porto Alegre, Gramado, Carlos Barbosa, Monte Belo do Sul, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Marau, Ilópolis, Vila Flores, Nova Prata, Soledade, Sobradinho, Ibarama, Dois Lajeados, além de Lajes e Florianópolis em Santa Catarina.

A agenda das delegações  está sendo coordenada conjuntamente pelo consultor do governo do Vêneto para o Rio Grande do Sul, César Augusto Prezzi em parceria com a secretária de Turismo de Bento Gonçalves, Ivane Fávero e Sérgio Razador, da Amesne. O COMVERS - Comitato Veneto do Rio Grande do Sul  é a federação das associações venetas do Rio Grande do Sul e única entidade reconhecida oficialmente pelo governo da “Regione del Veneto” através do decreto  n.48  de 06/06/2007, firmado  em Veneza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representantes de cidades gaúchas e da Itália prestigiam inauguração do Monumento Leão Alado de São Marcos

COMVERS lamenta morte do empresário Rodolpho Elia Dall'Onder