INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO LEONI NELLE PIAZZE – ILOPOLIS - 22 DE DEZEMBRO – DOMINGO - 18 HORAS



Carissimi presidenti, sindaci:


AMICI BUONGIORNO!!

Segue  o convite oficial para a  inauguração da quarta coluna e escultura do projeto LEONI NELLE PIAZZE!!

ILÓPOLIS -  dia 22/12 -  Domingo na Ppraça – Centro Histórico - 18 horas.

O jantar de confraternização acontecerá no restaurante D’Itália. Terão prioridade no atendimento aqueles que confirmarem presença. Maiores informações poderão ser obtidas na Prefeitura municipal através dos telefones (51) 3774.1322 ou 3774.1300 ou através do email: monalizacampo@yahoo.com.br, com Monaliza Campo.

Un caro saluto!!

DIRETIVO COMVERS
e
Consultor da Regione del Veneto para o RS

Confirmada  a  presença  de uma delegação de Auronzo di Cadore – Província de Belluno, do secretário de Estado da Cultura  Sr. Luiz Antonio de  Assis Brasil, do Consul Geral da Italia em Porto Alegre,  Sr. Augusto Vaccaro e inúmeros  prefeitos do RS e  principalmente dos  municípios que possuem gemellaggio.


            22 giugno - Flores da Cunha ! inaugurado.
          13 ottobre - Antonio Prado – firma del  gemellaggio  con il  comune di  ROTZO – VI  e  CAVAION VERONESE – festival della pasta.inaugurado.
        10 novembre  -  Sobradinho – gemellatta Cornedo  - settimana della festa del comune - inaugurado.
           
       22 dicembre  -  Ilópolis – gemellaggio Auronzo di Cadore – settimana della festa del comune.

         23 marzo -  Santa Tereza – gemellaggio San Biaggio di Callalta - settimana della festa del comune.

“ Pax tibi Marce, evangelista meus. Hic requiescet corpus tuum”: Paz a ti Marcos, meu evangelista. Aqui repousará o teu corpo. Ano 828.
Ao completar 138 anos de imigração italiana a  profecia  realiza-se novamente, agora  em cinco municípios do Rio Grande do Sul!!! 

Projeto de inauguração de 5 praças em 5 municípios históricos do Rio Grande do Sul

http://www.leoninellepiazze.blogspot.com.br/
www.comvers.com.br

             
PERCORSI  DELLA  MEMORIA  - LEONI  NELLE CITTÀ DEL RIO GRANDE DO SUL

Il  LEONE DI SAN MARCO é um símbo antigo  com testemunhos arqueologicos sobretudo na Asia Menor, principalmente dos Assirios e populações contiguas. É uma marca de uma civilização, dos  povos vênetos e de um território; símbolo de paz, convivência civil e de tradições  cristãs. Universalmente conhecido, une de maneira transversal pois pertence desde os primórdios da civilização, muito acima de qualquer ideologia ou manifestação politica. Também os  vênetos  antigos possuem uma documentada iconografia de leões alados, representados em estátuas , escudos e cinturões, antes mesmo do século V antes de Cristo.
É porém com a tradição Cristã que o Leão Alado passa a ser identificado com Marcos o Evangelista, tornando-se o Leão de  São Marcos. Com Santo Irineo no século II foram atribuidos os símbolos aos quatro evangelistas: A aguia a São João, o boi a São Lucas e o anjo a São Mateus. Narra a tradição que o evangelista Marcos, partindo de Aquileia e naufragando na laguna Vêneta, tivesse recebido uma professia de um anjo com semblante de Leão “ Pax tibi Marce, evangelista meus. Hic requiescet corpus tuum”: Paz a ti Marcos, meu evangelista. Aqui repousará o teu corpo. A professia  realizou-se  no ano de 828  quando o corpo foi transportado de Alessandria, tomada pelos islâmicos,  para Veneza. A representação de São Marcos em forma de leão alado possui um preciso significado na iconografia cristã. Simboliza a força da palavra do evangelista, as suas asas representam a elevação espiritual e a auréola é o simbolo cristão da santidade. São Marcos transformou-se em protetor e simbolo da  Republica Vêneta que delegava poder ao DOGE, seu substituto. A identificação entre o Estado  Vêneto e São Marcos foi fortalecida nos séculos seguintes com a difusão dos símbolos nas portas das cidades, nas praças, nos atos de Estado, nas moedas, nas frotas e no exército. Este processo iniciou mais fortemente no século XIII,  difundido amplamente no  Renascimento até a queda da República em 1797.  Continua a ser utilizado espontaneamente como o principal simbolo de Veneza e dos vênetos.  ( fonte Raixe Venete )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representantes de cidades gaúchas e da Itália prestigiam inauguração do Monumento Leão Alado de São Marcos

COMVERS lamenta morte do empresário Rodolpho Elia Dall'Onder