Imigração Italiana no RS 134 Anos de História



A grande emigração italiana do final dos séculos XIX e XX foi na verdade uma desordenada fuga, um gigantesco êsodo da população mais pobre e mais desprovida de recursos, especialmente das zonas rurais e de montanha do nordeste e do sul da Itália, atingidos que foram pela dura realidade da fome em um período muito difícil da história.
As precárias condições vividas pela Itália de então se fizeram sentir de maneira diferente pelas várias regiões da Itália. A populaçãos do Vêneto foi sem dúvida uma das mais atingidas por essa seqüência trágica de acontecimentos negativos na economia, muito agravados pela então recente unificação da Itália.
Apresentava-se para o povo Vêneto uma oportunidade para dar um basta definitivo na secular forma de viver em que tinham sido criados, vassalos, sempre dependendo de senhores, obedecendo e calando sempre.
Falando da emigração italiana para o Brasil, os Vênetos viveram em primeira pessoa estes acontecimentos e foi a região da Itália que mais perdeu população no curto espaço de tempo de 30 anos. Os Vênetos constituíram-se no maior grupo de emigrantes que partiram para o Brasil, a grande maioria veio se estabelecer aqui no Rio Grande do Sul já a partir de 1875.
O nosso Estado foi a primeira escolha dos Vênetos para a emigração além do oceano, uma emigração bem sabida só de ida, sem bilhete de volta e que duraria por toda a vida. Aqui eles encontraram uma nova Pátria e com muita fé, trabalho e suor em poucos anos transformaram a paisagem do sul do Brasil, derrubando aquelas imensas florestas e formando civilizados núcleos populacionais que logo se constituíram em importantes cidades.
Na ocasião em que se comemoram os 134 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, o COMVERS também se une às comemorações oficiais em todo o Estado por esta importante data da história do Brasil e do Povo Vêneto, principalmente como forma de manter sempre acesa a lembrança desta saga vivida por nossos antepassados, e que temos a obrigação de não deixá-la no esquecimento.

Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Presidente COMVERS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representantes de cidades gaúchas e da Itália prestigiam inauguração do Monumento Leão Alado de São Marcos

COMVERS lamenta morte do empresário Rodolpho Elia Dall'Onder