Estado renova projeto internacional para fortalecimento de cadeias produtiva.



Na quinta-feira, 8 de dezembro, o governador Tarso Genro assinou termo que renova por mais um ano a participação do Estado no projeto Coesão Social a partir do Fortalecimento das Cadeias Produtivas (Cocap). O Cocap foi implementado pela Comissão Europeia, a partir de uma proposta apresentada em 2008 pela região de Vêneto, na Itália, com o objetivo de desenvolver a produção em três regiões do Mercosul: Província de San Juan (Argentina), Departamento de Misiones (Paraguai) e Estado do Rio Grande do Sul.
No caso gaúcho, a intenção é estimular a participação das pequenas e médias empresas ou cooperativas no fortalecimento das cadeias produtivas do vinho, leite, turismo e enogastronomia. O trabalho focaliza na formação de agentes de desenvolvimento territorial, que atuam na identificação e ampliação das potencialidades locais de cada região.
Estiveram presentes no evento o vice-governador Beto Grill, Tarson Nunez assessor do Governo RS, o consul da Italia  Augusto Vaccaro e o vice-consul Stefano Di Vittorio, Diego Vecchiato representando a Regione del Veneto, a secretária de Turismo Ivane Fávero, a diretora executiva Janice Rotta e o presidente  Plinio Fraccaro da CCI - RS,  Márcia Ferronato  do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da região Uva e Vinho (SHRBS), o consultor do Comitato Vêneto do RS (COMVERS) César Augusto Prezzi, o vice-presidente do Comvers  Elio Zanette. 
Parcerias
Para a cadeia do leite, foram firmadas parcerias com a Emater e a Unijuí, visando fortalecer o Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS (Rede Leite), entidade que já conta com mais de 20 cooperativas associadas. No caso do vinho, o trabalho é realizado em conjunto com a Universidade de Caixas do Sul e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para potencializar o acesso das pequenas cooperativas da Serra ao mercado nacional e internacional. Já para fortalecer a cadeia do turismo e enogastronomia, o Cocap atua junto ao Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Caxias do Sul, buscando qualificá-los para o atendimento aos turistas.

Cocap
O projeto Coesão Social a partir do Fortalecimento das Cadeias Produtivas (Cocap) faz parte da rede URB-AL, programa de cooperação entre a Europa e a América Latina criado em 1995 pela Comissão Europeia. O objetivo é o de fortalecer as relações entre os países dos dois continentes.
*Com informações do site da secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.

fonte: newsletter BENTO 16/12
turismo@bentogoncalves.rs.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representantes de cidades gaúchas e da Itália prestigiam inauguração do Monumento Leão Alado de São Marcos

COMVERS lamenta morte do empresário Rodolpho Elia Dall'Onder