Gruppo Careteo e do Cantor Renzo Rostirolla para a apresentação em Porto Alegre

NOVA COMPAGNIA DEL CARETÈO

“Alegre grupo musical”

Em Castelfranco Veneto (Treviso-Itália), há cerca de um século, existia um grupo alegre de jovens que tinha como finalidade – numa sociedade como era naquele tempo, sem televisão e com pouco dinheiro a disposição – de criar oportunidades de alegria e diversão para eles e para os amigos.

As classes sociais a que pertenciam eram as mais diferentes, mas o que fazia com que ficassem juntos era o prazer pela boa companhia, pela boa comida e, obviamente, o gosto de viver algumas horas descontraídas com os amigos, brincando e cantando.

Uma foto da época mostra o grupo com vestimentas engraçadas enquanto pousam em frente à Villa Bolasco exibindo com orgulho a bandeira, que representa mesmo um “caretèo”, isto é, uma pequena pipa que talvez simbolizava a quantidade de vinho que conseguiam beber numa só noite.

Há poucos meses, depois de mais de cem anos, um grupo de amigos de Castelfranco Veneto criou um novo sodalício, que faz referência aos princípios e aos desejos dos nossos antepassados: amizade, canto, boa comida (e boa cantina!), sem deixar de lado o gosto pelas tradições antigas e pelas histórias “de ‘na volta” (do passado).

Escolheram – não podia ser diferente – como próprio nome:

A NOVA COMPAGNIA DEL CARETÈO

O grupo é formado por 10 cantores, 8 homens e 2 mulheres e por um pequeno grupo de músicos, variável de tanto em tanto, que fazem sempre referência ao eterno gaiteiro Claudio Cecchetto “Cek”. Os cantores têm diferentes experiências  e foram escolhidos entre as mais belas vozes dos corais de origem, nos quais ainda hoje fazem parte.

Os músicos que completam o grupo, ótimos instrumentistas de grande capacidade, trazem consigo uma enorme experiência e conhecimento acumulados durante muitos anos de trabalho de alto nível.

Carlo Simioni, que foi o primeiro a promover esta original aventura musical, participa com entusiasmo à atividade deste extraordinário conjunto, na qualidade de cantor e apresentador.

O repertório é escolhido propositalmente entre as mais conhecidas canções da tradição popular do norte da Itália e, em específico, da região do Vêneto.

Enfim, uma experiência de música, de coral, de amizade e de alegria que, sustentada pelo entusiasmo dos artistas e do próprio público, é capaz de dar vida a envolventes shows musicais inesquecíveis.

O Grupo pode orgulhar-se que, em pouco mais de dois anos de atividade, fez mais de 60 shows, entre a Itália e o exterior, tem atualmente no repertório três espetáculos temáticos:

1 – Merica, Merica...cossa sarà ea ‘sta Merica? Show multimídia sobre a emigração vêneta e trevisana no mundo (ficha n. 1).

2 – ‘A vera storia de Toni Strapasson, um conto divertido que nos proporciona as aventuras de um personagem de outros tempos (ficha n. 2).


3 – ‘A trattoria dèa Siora Maria, um conto divertido, em palavras e música, de Carlo Simioni, baseado por inteiro sobre ...magnar e bevar de ‘na volta (ficha n. 3).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representantes de cidades gaúchas e da Itália prestigiam inauguração do Monumento Leão Alado de São Marcos

COMVERS lamenta morte do empresário Rodolpho Elia Dall'Onder