Soggiorno in Veneto dei Giovani Dirigenti di Associazioni Venete in Brasile

Breve relato da programação realizada durante a viagem pelo Vêneto dos Jovens Dirigentes organizada pelo COMVERS.

Dia 19/06/09 – sexta-feira
Viagem aérea (Porto Alegre – São Paulo – Madrid – Veneza)
Dia 20/06/09 - sábado
Chegada no aeroporto Marco Polo, em Veneza, onde o grupo foi recepcionado pela nossa guia na Província de Rovigo, a Sra. Chiara. De ônibus, fomos levados até a Casa del Polesano, que fica na comunidade de Ca’ Cappello, em Porto Viro, comune de Rovigo. Logo à noite, fizemos nossa primeira reunião em grupo, para definirmos nossos nortes durante os próximos 16 dias na Itália. Na mesma noite, tivemos a oportunidade de participar de uma festa junina que acontecia próximo à Casa del Polesano.
Dia 21/06/09 – domingo
Ainda em Ca’ Cappello, pela parte da manhã, visitamos o “Museo della Corte”, onde pudemos observar as mais variadas espécies de animais, principalmente aves, que fazem parte da fauna da região do delta do Rio Pò. Também ali, pudemos conhecer alguns dos artefatos que fizeram parte da história das famílias da região no século passado, tudo muito parecido com os que conhecemos de nossos antepassados italianos no Rio Grande do Sul, como o ferro de passar roupas à brasa, alguns utensílios domésticos, entre outros.
À tarde, visitamos o “Museo della Bonifica di Ca’ Vendramin”, que servia antigamente como usina de beneficiamento das águas dos rios da região, de forma a evitar as constantes cheias que tanto prejudicavam a população local. Em seguida, fomos conhecer a cidade de Chioggia, onde tivemos o prazer de ver um Palio, que contou com desfiles à época medieval e artesanato local.
Dia 22/06/09 – segunda-feira
Visita à cidade de Porto Viro, onde conhecemos a “Piscina Pubblica”, um projeto interessantíssimo da prefeitura municipal. Após isso, nos dirigimos à Prefeitura, onde fomos recepcionados pelo Sindaco, Sr. Geremia Gennari.
À tarde, visitamos a cidade de Rovigo, em visita guiada pelo Sr. Lino Segantin, que nos acompanhou pelo Duomo da cidade, pela Catedral N. Sra. Santo Socorso, Centro Commerciale La Fattoria, Mercato Pubblico, entre outros lindos lugares.
À noite, já na Casa del Polesano, recebemos a visita de dois jovens do grupo Polesani nel Mondo de Porto Viro, Dario e Fabio.
Dia 23/06/09 – terça-feira
O grupo visitou a cidade de Pádova, e lá chegando foi recebido pela jornalista Azar Tavassoli, diretora responsável pela Revista InfoVeneto. Conhecemos a Basílica de Santo Antonio, um dos momentos mais emocionantes da viagem. Tivemos um encontro com o grupo Padovani nel Mondo na Camera di Commercio di Padova, onde a entidade tem sua sede. Almoçamos juntamente com a Sra. Anil Celio e com Don Luciano Segafreddo, entre outras autoridades do grupo Padovani nel Mondo. Passeamos pelo centro histórico e retornamos a Casa del Polesano.
Dias 24/06/09 e 25/06/09 – quarta e quinta-feira – Treviso
Dia 26/06/09 – sexta-feira
O grupo chega a Veneza, onde foi recepcionado pelo Sr. Marco di Lello, presidente da Associação Polesani nel Mondo. Fomos encaminhados à Isola di San Servolo, onde estava ocorrendo o IV Metting dei Giovani Veneti all’Estero. Fomos recepcionados no evento pelos senhores Adriano Rasi Caldogno, Secretario Geral da Programação, e Egídio Pistore, Diretor Regional para Fluxo Migratório. Participaram dos debates a Srta. Patrizia Burigo, representante dos jovens vênetos na Itália, Guilherme Bortoluzzi, representante dos jovens vênetos no exterior, e o Sr. Bruno Mariotti, Presidente da Associação Veneziani nel Mondo.
À noite, participamos de um coquetel no espaço do Metting e fomos agraciados pelo som da banda Freve da Samba, que embalou os presentes com interpretações de bossa nova e samba, tornando o simples encontro em uma grande festa.
Dia 27/06/09 – sábado
Nosso grupo participou das últimas conferências do Meeting, já em companhia do Assessor Oscar de Bona. Na ocasião, fomos informados de que nosso amigo Alvírio Tonet é o novo representante oficial dos jovens vênetos no exterior, inclusive no V Metting, que será realizado em Quebec, no Canadá.
Dia 28/06/09 – domingo
Dia livre em Veneza e viagem de trem a Belluno.
Dia 29/06/09 – segunda-feira
Fomos recepcionados na prefeitura de Belluno pelo Presidente da Província de Belluno, Sr. Gianpaolo Bottacin, e pelo Sindaco de Arsiè, Sr. Ivano Faoro.
Em seguida, participamos de breve reunião na sede da Associação Bellunesi nel Mondo, além de conhecermos a Biblioteca dell’Emigrazione Dino Buzzati. Ciceroneados pelo Sr. Ivano Pocchiesa, visitamos o centro histórico de Belluno, além de conhecermos a cidade de Longarone, comune de Belluno. Após esse belo passeio, fomos recebidos em Trichiana, onde participamos da missa com Dom Brunone de Toffol e em seguida jantamos no Oratório de Trichiana, acompanhados do assessor Oscar de Bona e do Coro Polifonico di Trichiana, que muito nos emocionou com suas belas interpretações, como por exemplo a música “Mérica, Mérica”.
Dia 30/06/09 – terça-feira
Já acomodados em Arsiè, tivemos o prazer de conhecer o Museo Etnográfico de Cesiomaggiore, um local fabuloso, e a cidade de Feltre. Almoçamos na Birrerria Pedavena e fomos visitar a cidade de Seren del Grappa, sendo recebidos pelo prefeito, Sr. Loris Scopel.
À noite, participamos de um encontro na Prefeitura de Arsiè, com o sindaco, Sr. Ivano Faoro e com o Assessor Oscar de Bona. Na oportunidade, nossa colega Cléia Peruzzo, de Vila Flores, cidade que tem Gemmelaggio com Arsiè, foi convidada a falar aos presentes em dialeto, o que muito agradou aos participantes. O coral da cidade nos emocionou com suas músicas, principalmente ao cantar “Amici miei”. Em seguida, participamos de grande jantar com a comunidade de Arsiè.
Dia 01/07/09 – quarta-feira
Fomos a Auronzo di Cadore, comune de Belluno que tem Gemmelaggio com a cidade gaúcha de Ilópolis. O grupo foi recepcionado pelo sincado, Sr. Bruno Zandegiacomo, e pelo Sr. Bepe, que nos proporcionaram a visita a dois lugares maravilhosos, o Lago Misurina e as Dolomitas, ambos inesquecíveis por sua beleza única!
Participamos, à tarde, de um passeio turístico pela cidade de Auronzo e em seguida fomos até a Prefeitura, onde fomos agraciados com um livro e um CD do Coral da cidade. À noite, jantamos no Hotel L’Usignolo, juntamente com o senhor prefeito e diversas personalidades públicas.
Dia 02/06/09 – quinta-feira
O grupo seguiu para Verona, ficando hospedados no Centro Carraro. Já a tarde, nos dirigimos à prefeitura, onde o Sr. Vitório di Dio, assessor municipal, nos recepcionou. Após o encontro, o grupo fez breve passeio pelo centro histórico da cidade, visitando a Casa di Giulieta, Piazza Erbe e Castelvecchio.
À noite, jantamos com representantes da Associação Veronesi nel Mondo, entre eles o Sr. Max Mariotti.
Dia 03/07/09 – sexta-feira
Ainda em Verona, o grupo pode conhecer o Lago di Garda e, à noite, tivemos o privilégio de assistir uma ópera na Arena de Verona, intitulada Turandot, de Giacomo Puccini. O espetáculo faz parte da 87ª edição do Festival da Arena.
Dia 04/07/09 – sábado
Em Treviso, fomos recepcionados por Roberta Gallina, da Associação Trevisani nel Mondo, e por alguns integrantes da Fisaorchestra Armonia, da mesma cidade. À noite, fomos assistir o 2º Festival Folclórico da cidade, realizado na Piazza dei Signori.
Dia 05/07/09 – domingo
Antes de irmos para o aeroporto de Veneza, assistimos a uma missa no Duomo de Treviso e almoçamos com alguns integrantes da Fisaorchestra Armonia, da mesma cidade.

Fonte: Marcele Penso Capelini - Circolo Italo-Brasileiro de Farroupilha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representantes de cidades gaúchas e da Itália prestigiam inauguração do Monumento Leão Alado de São Marcos

COMVERS lamenta morte do empresário Rodolpho Elia Dall'Onder